Conheça um pouquinho mais sobre essa raça tão especial...
SOBRE A RAÇA
Português
English
Español
Português
Sobre o Bernese Mountain Dog
O Bernese é um cão grande, robusto, predominantemente de trabalho que pode chegar a 70cm de altura em sua cernelha (ombros). O pêlo denso, sedoso e moderadamente longo é composto de três cores: preto, branco e ferrugem. As marcações simétricas em seu pelo e em sua face são as características mais marcantes dessa raça que, combinadas com o brilho de seus olhos escuros, incrementam à aura de majestosa nobresa de um Bernese. Sua resistência, seu cérebro e sua força o ajudaram a realizar multitarefas nas fazendas e pastagens da Suíça.
Os Berneses se dão muito bem com toda a família e é particularmente muito dócil e gentil com as crianças. Os Berneses são imponentes, mas não ameaçadores, e mantêm uma certa indiferença com os estranhos.
O Padrão da Raça
Aparência Geral
O Bernese Mountain Dog é um cão tricolor, grande e imponente. Ele é robusto e balanceado. Ele é inteligente, forte, e suficientemente ágil para desenvolver o trabalho de puxar e conduzir carroças, ao qual foi submetido nas regiões montanhosas de sua origem (Suíça). Os machos tem aparência bem masculina, enquanto as fêmeas são distintamente femininas.
Cuidados Especiais
Nutrição
O Bernese deve ser alimentado com rações de alta qualidade, seja comercialmente fabriacada (Super Premium) ou preparada em casa, com a supervisão e aprovação de seu veterinário. Qualquer dieta deve estar adequada a idade do cão (filhote, adulto ou idoso). Alguns cães tendem a ficar acima do peso, portanto, observe sempre o consumo de calorías e o nível de peso do seu cão. Petíscos podem ter um papel muito importante nos treinamentos, mas em excesso pode causar obesidade. Saiba quais alimentos humanos são seguros para os cães e quais não são. Verifique com o seu veterinário se você tiver alguma preocupação com o peso ou a dieta do seu cão. Água limpa e fresca deve estar disponível o tempo todo.
A Descoberta
Começamos então a buscar em sites de Terra Nova e descobrimos que o que estavamos procurando na verdade se chamava Bernese Mountain Dog. Ainda nos emocionamos quando lembramos da sensação de achar aquele site que tinha exatamente o cão que estávamos procurando. Mas não era fácil encontrar esse cão por aqui.
Começamos a pesquisar então em sites internacionais. Era só pra paquerar, nada demais... Fomos então, parar em Wagga Wagga na Austrália, onde conhecemos o Denzel (Zanzebern Defender), um espetáculo de cão.
Poucos meses depois fomos ao Stokerybos, na Bélgica, de onde trouxemos nossos Iann e Iella. Fomos em busca apenas de uma fêmea, mas imagina, termos um filho do famoso número 1 da raça na Crufts em 2008 e 2010, Emerson van´t Stokerybos?!!!
A Nossa Realização
E desde então traçamos nossa meta, um objetivo, e empenhamos todos os nossos esforços para que se torne realidade a cada dia, de criar Berneses com ossatura forte, robustos, pelagem densa para termos aqui no Brasil cães tão lindos quanto os que vemos na Crufts ou Westminster, as principais exposições caninas do mundo.
Não visamos quantidade, mas sim qualidade. Periodicamente importamos novos cães para fazerem parte do nosso programa de criação, visando sempre o aprimoramento da raça e do nosso plantel.
Nossa criação é a nossa paixão e cada cão é um membro de nossa família. Não conseguimos lembrar de nossas vidas antes deles, e não conseguimos imaginar nossas vidas sem eles.
Higiene
O Bernese tem uma dupla camada de pêlo, onde o revestimento externo é mais comprido e o subpêlo é de lã. Os Berneses soltam uma quantidade muito pequena de pêlo, com excessão nas temporadas de muda, que ocorrem duas vezes por ano. Escovações semanais (diariamente durante as temporadas de muda) ajudará a remover o pêlo solto e a manter o cão com a melhor aparência possível. Qualquer emaranhado nos pêlos pode ser removido com uma escova ou um pente de metal. Tal como acontece com todas as outras raças, as unhas devem ser aparadas regularmente, pois as unhas excessivamente longas podem causar dores no cão e problemas estruturais. Banhos regulares de acordo com a necessidade.
Exercícios
Os Berneses precisam de pelo menos meia hora de exercício moderado todos os dias para se manterem saudáveis e felizes. Embora eles definitivamente queiram morar dentro de casa com sua família humana, os Berneses gostam de atividades ao ar livre e São grandes companheiros em caminhadas. Proprietários que gostam de viver ao ar livre muitas vezes levam seus compaheiros caninos para acampar. Os Berneses adoram puxar crianças pequenas em carroças. Outros esportes caninos em que os Berneses se destacam estão o agility, pastoreio, obediência, rali e rastreamento.
Treinamentos
O treinamento de socialização e obediência são muito importantes para todas as raças, mas especialmente para cães de raças grandes como são os Berneses. Os Berneses são inteligentes e são ansiosos por agrados, por isso, normalmente são fáceis de treinar. Portanto, o início precoce destes treinamentos é muito importante. Eles também são afetuosos e sinceros; seus sentimentos são facilmente feridos e, portanto, não respondem bem a correções severas e a alguns métodos de treinamento. O Bernese quer estar com a sua família, e comportamentos indesejáveis podem resultar caso ele seja deixado sozinho por perídos longos de tempo de forma regular.
Saúde
Os Berneses são cães saudáveis de uma forma geral, e criadores responsáveis irão rastrear seu plantel para condições de saúde adversas, tais como displasia coxofemural e de cotovelos, distúrbios sanguíneos, alguns tipos de câncer e atrofia progressiva da retina. Todas as raças grandes estão suscetíveis a torção gástrica, uma condição estomacal súbita e potencialemnte fatal. Os proprietários de Bernese devem aprender quais sinais devem ser observados e o que fazer caso eles ocorram. Como em todas as raças, as orelhas dos Berneses devem ser observadas regularmente quanto a sinais de infecção, e os dentes devem ser escovados com frequência, utilizando um creme dental próprio para cães.
Informações para Contato
+55 (21) 99151-8805